sábado, 19 de fevereiro de 2011

Idosos distribuem afectos




As colaboradoras da Casa S. Sebastião foram surpreendidas, no dia 14 de Fevereiro, com a exposição de ofertas recheadas de afectos, colocadas na mesa central do hall. Em envelopes personalizados encontraram um alfinete em forma de coração, para ser utilizado ao longo do dia na lapela. A Casa foi decorada com afecto, transformada com corações de papelão e balões.

Durante a manhã os idosos participaram na actividade dedicada à comemoração do dia dos namorados na qual foram declamados, pela animadora e estagiária do curso de Educação Social Gerontológica, 25 poemas de grandes autores, entre eles Luís de Camões, Florbela Espanca, Mia Couto e José Saramago. Após cada declamação foi debatido o sentimento originado pela interpretação das estrofes.

Os preparativos iniciaram-se uma semana antes passando por várias fases. Inicialmente elaborou-se o alfinete, em forma de coração, com massa de modelar e posteriormente decorou-se a gosto com purpurinas. Findo o processo, a animadora escreveu em corações de cartolina mensagens expressas pelos idosos, como sentimento de gratidão mediante o carinho e dedicação que lhes é prestado pelas colaboradoras.

O dia foi marcado pelo sentimento de gratidão das colaboradoras para com os idosos. A celebração do dia dos namorados deu-se no seguimento das actividades realizadas no Ateliê do Avô.

Urgentemente
É urgente o amor
É urgente um barco no mar
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Eugénio de Andrade, in "Até Amanhã"
Nazaré Pinto







Sem comentários:

Enviar um comentário