segunda-feira, 14 de março de 2011

As Aulas do Vasco


Ventos que mudam…

Quando iniciamos a actividade Psicomotora no Centro Social e Paroquial de Chafé o espaço físico que pareceu mais apropriado ao seu desenrolar foi a sala de convívio, devido a vários factores relacionados com rotinas, hábitos, experiências passadas, expectativas, disponibilidade física e mental da população a que a actividade se direccionava.
Passado este tempo desde o inicio da actividade Psicomotora, e desconstruíndo mitos, crenças, fazendo um revivalismo das égides da formação da identidade do ancião, no seu meio sociocultural e construindo um sentimento de pertença do próprio utente em relação à sessão. Assim uma ruptura muito importante surgiu: a capacidade de os utentes estarem receptivos a novas propostas, nomeadamente, à mudança do sitio onde decorre o evento referido.
A sessão começou a decorrer no ginásio da própria instituição. Um espaço aparentemente frio, impessoal desprovido de lembranças e conforto, com um potencial elevado para formar resistências à prática da actividade, mas também com inúmeras vantagens para a maturação do conceito de sessão, que o profissional encarregue da monitorização da aula perspectivava. Contudo a estrutura emocional e sentimental do grupo estava imune a tais susceptibilidades, na verdade este espaço contribuiu de forma decisiva para que se incorpora-se novas formas, conteúdos e abordagens à actividade Psicomotora, trazendo, no ponto de vista do orientador da sessão, melhoras significativas à qualidade de vida do utente.
Utilizando como barómetro para tal conclusão o retorno afectivo, o pensamento crítico dos utentes, a melhora do estado de humor, bem como o aumento do número de participantes.
Deste forma a vida faz mais sentido…

Vasco Meira
Licenciado em Motricidade Humana e Fisioterapia



Sem comentários:

Enviar um comentário