terça-feira, 25 de outubro de 2011

Idosos desfolham recordações de uma vida

Foi com grande expectativa que utentes e amigos da Casa S. Sebastião se prepararam para mais uma desfolhada realizada numa tarde de Outono soalheira, aquecida pelo ânimo daqueles que outrora faziam deste momento de trabalho, também, um momento de grande animação.
Na manhã de 14 de Outubro, bem cedo, uma das colaboradoras partiu para a faina rural para proceder ao corte do milho, cedido amavelmente por uma habitante da freguesia.
Ajustados os últimos preparativos, às 15 horas, os idosos deslocaram-se para o átrio onde estava disposto o milho e, de um modo entusiasta iniciou-se a desfolhada. Pouco tempo depois os participantes foram surpreendidos por mascarados anónimos com características e feições bizarras, não tendo ninguém ficado desprovido de umas boas gargalhadas. A festa ficou ainda mais animada com a alegria dos dançares e cantares entoados ao som da alegre música tradicional, oferecida por alguns membros do grupo de concertinas de Chafé.
Após o milho desfolhado e as energias gastas no bailarico, eis que chega a hora da confraternização à volta de uma mesa bem composta de manjares típicos, desde sardinha assada, broa, pataniscas e vinho, até aos típicos doces de romaria.
E assim, com alegria, se passou uma tarde em que se desfolharam recordações de uma vida.
13 de Outubro, 2011
Nazaré Pinto





Sem comentários:

Enviar um comentário