quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"Reciclar o Natal"

             O Natal é uma época do ano revestida de magia, que nos envolve e nos deixa mais solidários e disponíveis para os outros. No entanto, ao longo dos últimos anos este espírito tem sido fortemente marcado pelo consumismo e pelo desperdício, pela superficialidade e pela desvalorização das coisas.
             O Centro Social e Paroquial de Chafé, realizou o concurso "Reciclar o Natal", cujos principais objetivos foram, por um lado  consciencializar a comunidade para a importância da reciclagem, e por outro, alertar para a necessidade de modificar a atitude de exagerado consumismo ligado à época natalícia. Assim, lançamos o desafio às escolas de Chafé e da Amorosa, à Creche e Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Chafé e ao ATL "Crescer a Brincar", para que, reaproveitando coisas sem valor, as transformassem em presépios, repletos de simbolismo e valor pessoal.           
              Ao júri, constituído pelo presidente da instituição, José Joaquim Rodrigues Torres, pela diretora do agrupamento de escolas Foz do Neiva, Graça Pires, e pelo Sr. Adão Lima Ribeiro, utente da instituição, coube a difícil tarefa de avaliar cada presépio. Desconhecendo a identidade dos presépios, atendendo aos critérios do concurso e depois de muito deliberarem consideraram que o presépio do ATL "Crescer a Brincar" era merecedor do primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o presépio da Sala das Tartarugas da Creche e Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Chafé e em terceiro lugar o presépio da sala do 2º e 3º ano da  escola EB1 da  Amorosa.
            As crianças construíram verdadeiras obras de arte que se encontram expostas nas instalações do Centro Social e Paroquial S. Sebastião de Chafé. As portas estão abertas (das 14:30h às 18h) a todos os que nos quiserem visitar, para contemplar a capacidade criativa das crianças que frequentam instituições situadas na freguesia de Chafé. 



ATL "Crescer a Brincar"




Sala das Tartarugas - Creche e Jardim de Infância


 
EB1 da Amorosa (2º e 3º ano)




 
EB1 Chafé (4º ano)

EB1 da Amorosa (1º e 4º ano)

                                            





EB1 Chafé (2º ano)

Sala dos 5 anos - Creche e Jardim de Infância

 













Sala dos 4 anos - Creche e Jardim de Infância


EB1 Chafé (3º ano)
  
Sala dos Patinhos - Creche e Jardim de Infância















 



EB1 Chafé (1º ano)


Sem comentários:

Enviar um comentário